Trail Santa Iria regressa a 4 de fevereiro

Trail Santa Iria - janeiro 2018

A 6ª edição da prova está prestes a realizar-se / Foto: Direitos Reservados

A 6ª edição do Trail Santa Iria está marcada para 4 de fevereiro, em Branzelo, Melres. A prova ultra trail é organizada pela Associação Branzelo Ativo.

Os trilhos nas encostas do Douro vão voltar a ser percorridos por milhares de atletas dedicados ao trail running, na 6ª edição do Trail Santa Iria (TSI).

À semelhança das edições anteriores, o evento organizado pela Associação Branzelo Ativo (ABA) prevê juntar mais de 1500 praticantes da modalidade, oriundos de todo o país e de algumas regiões de Espanha.

“Esta edição terá duas grandes novidades: no aspeto competitivo, as distâncias de Ultra Trail e Trail Longo, atribuirão pontos ITRA (International Trail Running Association), que podem ser utilizados na inscrição em algumas provas de renome internacional; por outro lado, os lucros obtidos no evento serão aplicados, não só na reconstrução da sede social da ABA, como também nas obras de requalificação da centenária capela de Santa Iria de Branzelo e na sua festa anual”, afirma Altino Rocha, da organização do TSI.

Deste modo, está em vista um dia intenso de atividade física com os atletas a dividirem-se entre as distâncias Ultra Trail (44km), Trail Longo (22km),  Mini Trail (10km) e Caminhada (8km).

O TSI visa também, desde a primeira edição, divulgar as condições existentes nas serras de Santa Iria e das Banjas para a prática da modalidade corrida de montanha. A prova é também conhecida por envolver a comunidade local na realização do evento.

No que diz respeito à reconstrução da sede da ABA, Altino Rocha conclui que a intervenção está “na fase de especialidades”, estando a conclusão da obra prevista até “ao final do ano”.

, , , ,