Triana festeja Nosso Senhor dos Aflitos em agosto

Comissão de Festas Nossa Senhora dos Aflitos / Foto de Ricardo Vieira Caldas

Comissão de Festas Nossa Senhora dos Aflitos / Foto de Ricardo Vieira Caldas

De 1 a 5 de agosto, a Triana volta a receber as Grandes Festividades em honra de Nosso Senhor dos Aflitos. A festa tradicional de Rio Tinto que arrasta milhares de pessoas à cidade une, uma vez mais, a fé e a animação.

As festas em honra do Nosso Senhor dos Aflitos contam com um programa que tem início às 20h30 do dia 1 de agosto, com a missa com homília, seguida da atuação do grupo Maré Alta e terminam no dia 5 de agosto, às 23h com uma Grandiosa Sessão de Fogo Preso.

Ao Vivacidade, José Ferreira, membro da Comissão de Festas e responsável pela organização das Grandiosas Festividades em honra de Nosso Senhor dos Aflitos explica que, em relação ao ano passado, a Junta de Freguesia de Rio Tinto contribuiu “com mais 100€, enquanto a Câmara manteve o orçamento”. Já sobre a promessa deixada, em 2009, por Valentim Loureiro, em que 50% das receitas iam para a Comissão de Festas, José afirma: “Prometeram que recebíamos 50% das receitas e foram mentirosos. Este ano sei que o major e o candidato [Fernando Paulo] vão estar aqui, porque é ano de eleições, e vão ser postos à prova como mentirosos”.

Apesar de lamentar a falta de apoios financeiros, José Ferreira considera que “o ritual é o mesmo” e que as festas estão a ser preparadas “como nos anos anteriores”. O Nosso Senhor dos Aflitos recebe este ano a atuação da Banda Vatikano, natural de Lousada, que vem animar a Triana no dia 2 de agosto.

No dia 3 de agosto atuam os bombos de Santo André de Vila Boa – Quires, de Marco de Canavezes, e a Associação Folclórica “Cantarinhas da Triana” e no dia 4 de agosto, D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto irá ler um sermão durante a sessão de missa solene com acompanhamento musical, que irá decorrer às 11h.

A Comissão de Festas sublinhou a importância do Juventus da Triana F.C. e da Associação Folclórica “Cantarinhas da Triana” no apoio que deram à organização das festividades.

, ,