Trilhos do Sousa contou com 750 participantes

O Centro Social Paroquial São João da Foz do Sousa organizou, no dia 15 de outubro, uma iniciativa solidária intitulada Trilhos do Sousa. A primeira edição contou com 750 participantes.

A 1ª edição dos Trilhos do Sousa, iniciativa solidária do Centro Social Paroquial São João da Foz do Sousa, ficou marcada pela presença de 750 atletas que participaram nas três categorias da prova: trail longo (25km), trail curto (12km) e caminhada (8km).

Ao Vivacidade, Filomena Santos, mentora do evento, faz um balanço “muito positivo” do “ano zero da iniciativa”. “Face ao número de participantes envolvidos, à mobilização da comunidade da Foz do Sousa, à união e conciliação de interesses do movimento associativo local, assim como ao dinamismo dos recursos humanos envolvidos, fazemos um balanço muito positivo”, afirma a responsável.

De acordo com Filomena Santos, “foi construída exclusivamente para a caminhada uma ponte pedonal sobre o rio Sousa, graças ao engenho e arte de algumas das pessoas da comunidade que têm tido um papel fundamental na preservação e recuperação de quedas de água e moinhos ao longo do rio Sousa”, destaca.

A par do evento desportivo funcionaram também as tasquinhas dinamizadas por cinco associações da União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo.

“Todos os objetivos foram alcançados. Ainda em fase de balanço do ponto de vista de salto e lucro da iniciativa, é possível afirmar que, independentemente dos valores angariados, foram superados todos os objetivos. O sentimento é de dever cumprido”, conclui Filomena Santos.

Os Trilhos do Sousa deverão ter uma 2ª edição no próximo ano. A prova contou com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Gondomar e fez parte da programação da Cidade Europeia do Desporto.

, , , ,