Trotinetas elétricas já chegaram a Gondomar

Trotinetas - maio 2019

A chegada das trotinetas elétricas teve estreia em Fânzeres / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 14 de maio, as trotinetas elétricas da Flash passaram a estar disponíveis em Gondomar, tornando-se a primeira operadora a atuar no concelho. A entrada foi assinalada com um passeio inaugural entre a Rotunda da Carvalha e a estação de metro de Fânzeres nas trotinetas.

Já é possível viajar de trotineta elétrica no concelho de Gondomar. A chegada da operadora Flash fez-se notar com uma viagem inaugural liderada por Marco Martins, edil gondomarense, seguido por vários membros do executivo, em Fânzeres.

A chegadas das trotinetes elétricas a Gondomar insere-se na estratégia do Município de promoção de novas soluções de mobilidade no concelho. Ao todo, nesta fase inicial foram criados 27 pontos de partilha de trotinetes que vão estar distribuídos por todo o território.

“O objetivo desta solução é que Gondomar acompanhe o desenvolvimento tecnológico entre as cidades-referência nas áreas da mobilidade. É óbvio que esta é uma solução que resulta de uma iniciativa privada, portanto a Câmara limita-se a cobrar taxas simbólicas pela ocupação, mas a ideia é que isto se comece a generalizar. Além disso, as trotinetas vão contribuir para a diminuição das emissões de carbono e para a centralidade ambiental”, referiu o autarca, em declarações ao nosso jornal.

De acordo com Marco Martins, até ao final do mês está prevista uma expansão de 27 para 60 pontos de partilha, num total de 200 trotinetas disponíveis.

Em Gondomar a Flash tem uma frota composta pelo novo modelo, desenhado pela própria empresa para permitir uma experiência de condução mais segura e completa, com suspensões reforçadas, travões duplos, leds de sinalização e rodas maiores.

Para Felix Petersen, diretor-geral da marca em Portugal, “Gondomar ao autorizar a Flash a operar no concelho, dá um voto de confiança ao nosso serviço que é diferenciador em Portugal. Por outro lado, ficamos muito satisfeitos de disponibilizar uma nova solução de mobilidade para quem viaja no concelho. A partir do momento que começam a surgir alternativas aos automóveis, como as trotinetes, para deslocações que não ultrapassam distâncias de um a dois quilómetros, vamos ver impactos também na descarbonização das cidades”.

Utilizadores que estacionarem corretamente têm descontos
O desbloqueio das Flash terá um valor de 1 euro, ao qual acrescem 15 cêntimos por minuto. Para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a marca irá oferecer um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas mais de 27 zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Gondomar.

, , , ,