Turma de Jornalismo da USG lançou o jornal “Idade Digital”

Idade Digital - março 2019

Turma de jornalismo da Universidade Sénior de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A turma de Jornalismo da Universidade Sénior de Gondomar apresentou, no dia 15 de março, o jornal “Idade Digital”, publicação online que irá privilegiar a projeção desta comunidade para o exterior, sem esquecer toda a atualidade nacional e internacional.

Quatro alunos da Universidade Sénior de Gondomar (USG) uniram esforços e criaram o “Idade Digital”, publicação online da turma de Jornalismo desta instituição. O jornal, coordenado por José de Melo, ex-jornalista, já se encontra ativo na internet e pode ser consultado através do computador, tablet ou smartphone.

A ideia surgiu numa visita à Bulgária e Polónia, no âmbito do Erasmus+, que deu origem ao desafio de António Braz, presidente do Conselho Executivo da USG, para que se iniciasse um jornal online.

“O mais interessante deste projeto é o facto de ter pessoas sem ligação ao jornalismo e que não se conheciam antes. É algo de novo para nós e queremos tirar partido de toda a nossa experiência de vida, transmitindo à sociedade a nossa interpretação da atualidade. Temos que encarar este jornal como um projeto muito interessante e coletivo, que também pode ser partilhado pela comunidade que nos rodeia”, afirma José Santos, membro da redação do “Idade Digital”.

A coordenação editorial deste jornal está a cargo de José de Melo, o único membro que exerceu jornalismo durante várias décadas. Ao Vivacidade, o ex-jornalista admite que aceitou o desafio “de bom grado” porque encontrou no projeto “uma oportunidade para construir uma publicação para todas as idades”.

“O ‘Idade Digital’ não tem idade, porque todos, novos e velhos, conseguimos aceder à internet e temos a possibilidade de ler as notícias deste jornal. Esta proposta traz, por isso, alguma inovação em termos internacionais, porque quisemos produzir um jornal digital numa Universidade Sénior e todos disseram que sim a esta ideia”, afirma José de Melo, em declarações ao Vivacidade.

Da redação fazem ainda parte Isilda Peres e Fernando Ferreira, ambos “apaixonados pelo jornalismo”.

Por sua vez, Adelino Moreira, também um dos ‘jornalistas’ fundadores do “Idade Digital”, acredita na mais-valia de uma nova publicação online em Gondomar, que visa ser “um jornal genérico que os leitores possam consultar gratuitamente”.

“Para este primeiro número foram aproveitados os textos que fomos fazendo, ou seja, as nossas experiências de escrita para jornalismo. Somos um ‘Clube de Jornalismo’ e estamos ainda num processo de aprendizagem permanente porque não temos experiência efetiva no jornalismo. Além disso, queremos escrever sobre as diversas instituições de referência que existem em Gondomar e também sobre as atividades da USG”, conclui.

A par do trabalho da redação do “Idade Digital” está também a ser desenvolvido um protocolo da USG com a Escola Secundária de Gondomar (ESG). O acordo irá dar aos jovens alunos da ESG a oportunidade de produzirem conteúdos para o jornal online.

, , , , ,