UF de Fânzeres e S. Pedro da Cova levou 350 seniores à praia

A iniciativa levou mais de 350 idosos à praia, alguns pela primeira vez / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A iniciativa levou mais de 350 idosos à praia, alguns pela primeira vez / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A colónia balnear da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova decorreu entre 3 e 14 de agosto na praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia. O Vivacidade acompanhou o encerramento da iniciativa que levou mais de 350 idosos à praia, alguns pela primeira vez.

Durante duas semanas a UF de Fânzeres e S. Pedro da Cova proporcionou momentos de lazer e convívio a algumas centenas de seniores das freguesias. Quase uma dezena de voluntários levaram os seniores a participar em atividades como caminhadas, jogos populares, torneios, concursos diversos, entre outras coisas.

“Esta é uma iniciativa com muitos anos em S. Pedro da Cova. No ano passado alargamos o programa a Fânzeres, não só com o transporte das pessoas para a Colónia Balnear mas também com um programa de atividades para as pessoas que vêm. Criamos também condições, com monitores e com a disponibilização de uma barraca para os seniores. A alimentação é a única coisa que a UF não assegura”, começa por explicar ao Vivacidade, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias. “Temos procurado melhorar a colónia de ano para ano e há uma valorização da iniciativa porque são de facto 400 idosos que saem das suas casas durante uma semana. Em alguns casos, estas são as únicas férias que têm”, acrescenta o autarca. Marta Sousa, coordenadora da iniciativa, vai mais longe. “Muitos deles viram o mar pela primeira vez graças a esta colónia. Trocam opiniões, convivem e se não fosse isto estariam muito mais isolados”, comenta.

Tiago Soares voluntariou-se uma vez mais como monitor e elogia o programa de férias. “Passamos por várias pessoas depois desta colónia que nos reconhecem e nos acarinham e isso é muito bom”, afirma.

O orçamento para a Colónia Balnear organizada pela UF foi de cerca de 10 mil euros

, , , , ,