União das Freguesias instalou Serviço de Teleassistência em 10 casas

Está concluída a primeira fase de instalação do Serviço de Teleassistência, através da instalação deste equipamento em 10 casas da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim. A próxima fase promete mais 10 aderentes ao serviço.

A União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, em parceria com a Fundação PT e com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Gondomar, procedeu à instalação de 10 dos 20 equipamentos do Serviço de Teleassistência.

Este programa tem como destinatários pessoas com mais de 65 anos, residentes no território da União das Freguesias, que vivam sós ou que passem mais de oito horas diárias sozinhas em casa e que tenham alguma dependência física. Objetivo? Combater a solidão e ajudar os que mais precisam.

25″Instalamos telefones com teclas de grandes dimensões que permitem ao idoso ligar automaticamente para um familiar ou amigo indicado por si. A acrescentar a isto, ainda oferecemos um pendão para utilizar ao peito. Esse dispositivo permite efetuar chamadas para um número de emergência”, explica António Braz, presidente da União das Freguesias.

De acordo com o autarca, a tecnologia testada noutros pontos do país “tem permitido salvar vidas”. “Esta iniciativa assenta num protocolo estabelecido com o prazo de um ano, mas tudo faremos para o renovar. Durante este ano o serviço é gratuito para os utilizadores”, refere. Para usufruir de teleassistência e de uma assistência especializada 24h por dia, 365 dias, é necessário ter instalada uma linha telefónica MEO para que seja garantido o suporte.

, , ,