União das Mutualidades Portuguesa visitou Associação São Bento

União das Mutualidades Portuguesa - janeiro 2018

A União das Mutualidades Portuguesas visitou a Associação São Bento, em Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 17 de janeiro, Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, visitou as instalações da Associação de Socorros Mútuos de São Bento das Peras, em Rio Tinto.

O presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) deslocou-se a Rio Tinto para uma visita às instalações da Associação de São Bento. Numa visita de trabalho a uma das maiores e mais ativas associações mutualistas do distrito do Porto, Luís Alberto Silva teve a oportunidade de conhecer a nova direção da Associação de São Bento, bem como o projeto em curso para a construção de um Espaço Saúde.

“A Associação de São Bento e a AMUT, tal como outras instituições em todo o país, estão a desenvolver um grande trabalho. Estamos, localmente, a criar novas respostas que o Estado precisa. Gondomar tem, sem dúvida, um carinho especial no meu coração”, afirmou o presidente da UMP.

Por sua vez, para a nova direção da associação mutualista riotintense, recentemente empossada e encabeçada por Carlos Casal, os objetivos passam por “reorganizar os serviços administrativos e concluir o Espaço Saúde adjacente ao edifício-sede, que envolve a construção de uma clínica”. A abertura da nova valência está prevista para abril.

Ao Vivacidade, Domingos Mendes, responsável pela comunicação da Associação São Bento, destaca ainda a dimensão da coletividade que conta, atualmente, com 45 mil associados. “Somos a maior associação do concelho de Gondomar e uma das maiores do país. Queremos preservar esse papel de relevância e fazer com que a associação tenha uma vida longa, como teve até hoje”, esclarece.

“Um dos nossos objetivos passa por dar a conhecer o movimento mutualista às pessoas”
Segundo Luís Alberto Silva, que renovou recentemente o mandato na presidência da UMP para o triénio 2018-2020, a proximidade e o contacto regular com as associações mutualistas de todo o país continuam a ser uma prioridade.

Em entrevista, o presidente do Conselho de Administração da UMP apontou as principais metas para este mandato. “Queremos apostar na internacionalização via CPLP; rejuvenescer o movimento mutualista; criar núcleos jovens e, por sua vez, um Movimento Mutualista Jovem; apostar no envolvimento das mulheres; capacitar dirigentes e funcionários”, enumerou Luís Alberto Silva.

Atualmente, a UMP tem um milhão de associados em Portugal e mais de 2,5 milhões de beneficiários, existindo em Gondomar duas associações mutualistas: Associação de São Bento e AMUT.

, , , ,