União de Freguesias leva 400 idosos à praia

Colónia Balnear Fânzeres e S. Pedro da Cova - agosto 2016

Ao longo de duas semanas os idosos de Fânzeres e São Pedro da Cova passaram os dias na praia / Foto: Pedro Santos Ferreira

A colónia balnear da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova realizou-se de 1 a 12 de agosto, na praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia. Durante duas semanas cerca de 400 idosos desfrutaram de diversas atividades de lazer.  

Os seniores da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova regressaram à praia do Senhor da Pedra durante duas semanas. Cerca de 400 idosos – número superior aos 350 registados em 2015 – viveram momentos de lazer, convívio e alegria, em Vila Nova de Gaia.

“Esta iniciativa tem mais de 25 anos em São Pedro da Cova, sempre com uma grande participação dos seniores. Em Fânzeres também já existia uma colónia balnear mas não tinha estas características e realizava-se apenas de manhã. Esta é uma atividade gratuita desde o transporte até à disponibilização de barracas para as pessoas poderem guardar os seus bens e estar com maior conforto na praia”, afirma Daniel Vieira, presidente da Junta.

A animar os idosos estão 16 jovens voluntários, entre os 17 e 25 anos, responsáveis pelo planeamento dos momentos de lazer que preenchem os dias da colónia balnear. Caminhadas, jogos populares, sessões de yoga, concursos diversos, entre outras atividades, não faltaram.

“É gratificante para os idosos virem à praia. Houve uma senhora que me disse que era a primeira vez que via o mar e esse desabafo compensou todo o nosso esforço e dedicação. Sentimos que alguns idosos procuram nesta semana um momento de afeto e uma palavra amiga, além de ser uma semana em que saem de casa”, diz Joana Cardoso, membro do executivo e responsável pela organização da colónia balnear.

“De ano para ano têm aumentado o número de inscritos”
Para Daniel Vieira a colónia balnear “é um sucesso”. O autarca refere o crescimento do número de inscritos como fator decisivo para a aposta contínua da União de Freguesias nesta iniciativa. “De ano para ano temos aumentado o número de inscritos. Em dois anos a colónia balnear duplicou o número de inscritos em Fânzeres, mas ainda estamos disponíveis para aumentar o número de vagas nessa freguesia”, refere o presidente.

Refira-se que a colónia balnear da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova representa um esforço financeiro de 10 mil euros. “Não sabemos o que aí virá, mas temos procurado manter esta iniciativa ao contrário de outras autarquias, que apenas desenvolvem iniciativas para os idosos em anos de eleições. Este executivo continuará com esta iniciativa independentemente das eleições”, conclui Daniel Vieira. 

Seniores aprovam colónia balnear da União de Freguesias:

Alexandre Monteiro, 62 anos:
“Gosto da convivência que existe neste grupo. Já participei nos jogos tradicionais e nas atividades de exercício físico. Esta semana passa muito rápido.”

Luísa Monteiro, 59 anos:
“Esta iniciativa é fantástica. O meu marido pediu-me para participar e as atividades são contagiantes e divertidas. No próximo ano vou repetir a presença.”

Joaquim Sousa, 74 anos:
“Este é o terceiro ano que participo na colónia. Motiva-me o exercício físico e as caminhadas que fazemos. É uma iniciativa muito saudável.” 

Fernanda Sousa, 76 anos:
“Precisava de sair de casa, vim no ano passado e gostei muito de participar nesta colónia. Este ano voltei a repetir a experiência porque o ambiente é fantástico.”

José Ferreira, 82 anos:
“Inscrevi-me por ser um passatempo muito bom para a terceira idade. Era bom que a Junta pudesse atender todos os pedidos que tem para participar nesta iniciativa. O exercício físico só faz bem aos idosos.”

Maria Correia, 77 anos:
“Já participo na colónia há muitos anos. Gosto de vir para aqui porque fico contagiada pela alegria que vejo nas atividades e porque conheço pessoas novas. Esquecemo-nos dos problemas.”

, , , ,