União de Freguesias revitaliza Prémio de Poesia

Lançamento Prémio Nacional de Poesia - fevereiro 2017

A 26ª edição do Prémio Nacional de Poesia traz novidades / Foto: Pedro Santos Ferreira

Após a 25ª edição sem prémio atribuído pelo júri, o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres está de volta e traz novidades.

O 26.º Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres marca um novo início na iniciativa literária da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

O prémio instituído por ocasião do 1.º aniversário da elevação de Fânzeres a vila procura divulgar novos e consagrados valores da poesia nacional através da atribuição da publicação em livro da obra premiada e – pela primeira vez – de um prémio monetário de 500 euros.

“Achamos que o prémio monetário será um grande incentivo para quem decida participar neste concurso. Há 25 anos a edição de um livro era estimulante, contudo, hoje tornou-se mais comum, graças à grande oferta de editoras”, afirma Maria José Cardoso, do executivo da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

O prémio surge a par do lançamento antecipado do Prémio Nacional de Poesia, sendo possível concorrer até ao dia 18 de abril. “Decidimos antecipar o lançamento da iniciativa por várias questões. Sobretudo porque a entrega de prémios coincidia com o período de férias e com as próximas eleições autárquicas. Desta forma, procuramos fazer coincidir a cerimónia de entrega de prémios com a data de elevação de Fânzeres a Vila, que está na génese deste prémio”, conclui a autarca.

, , , ,