Universidade da Grande Idade de Rio Tinto abre portas a seniores com vontade de aprender

Universidade da Grande Idade foi inaugurada em Setembro / Foto: Pedro Santos Ferreira

Universidade da Grande Idade foi inaugurada em Setembro / Foto: Pedro Santos Ferreira

Foi oficialmente inaugurada a 30 de setembro a Universidade da Grande Idade de Rio Tinto (UGIRT). Situada na rua da Ferraria, a UGIRT integra a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e tem 19 disciplinas à disposição dos alunos.

“Antes de constituirmos a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Rio Tinto (ADIRT) já tínhamos um grupo de amigos de poesia e começamos a pensar que poderia fazer sentido a criação de uma Universidade Sénior em Rio Tinto, porque não existia essa oferta e os riotintenses diziam-nos que era um serviço necessário”, diz Maria José Guimarães, diretora da UGIRT.

A responsável pela direção executiva da Universidade da Grande Idade admite que “não sabia como ia abrir uma Universidade Sénior sem dinheiro”, mas através do empenho de um grupo de pessoas conseguiu inaugurar o espaço a 30 de setembro, na rua da Ferraria.

Para já estão formadas quatro turmas, cada uma com 10 a 12 alunos e, entre as 19 disciplinas lecionadas, destacam-se as aulas de Reiki/Meditação, Rendas e Bordados, Jardinagem, Informática, Línguas, História, Música e Teatro, entre outras.

UGIRT / Foto: Pedro Santos Ferreira

UGIRT / Foto: Pedro Santos Ferreira

A UGIRT conta ainda com parcerias com o Rancho Folclórico de Rio Tinto e o Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto, onde vão ser lecionadas algumas das disciplinas.

“Acho que esta vai ser a continuidade do saber dos nossos alunos e queremos que este espaço permita a partilha da experiência de vida”, conclui Maria José Guimarães.

A UGIRT integra a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e tem várias parcerias com associações do Porto e de Guimarães.

, , ,