Universidades Seniores de Gondomar comemoraram final do ano letivo

Jantar da US Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

Jantar da US Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

As Universidades Seniores de Gondomar celebraram o final do ano letivo 2014/2015 em festa. Alunos, professores e diretores reuniram-se em Rio Tinto e S. Cosme para finalizar a época de aprendizagem.

A Universidade Sénior de Rio Tinto (USRT) comemorou, a 25 de junho, o final do ano letivo com um jantar de gala que reuniu mais de 160 pessoas na Quinta da Morgadinha, em Rio Tinto.

Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT mostrou-se satisfeito pelo primeiro ano de atividade. “Este ano tem um significado muito especial. A USRT sedimentou-se e foi o maior projeto que criamos, com uma adesão fantástica, mais de 150 alunos e que ultrapassou as nossas expectativas”, disse o autarca.

O presidente da Junta de Rio Tinto não esqueceu a cedência da Câmara de Gondomar de uma parte do Centro Cultural Amália Rodrigues e espera iniciar o próximo ano letivo nas novas instalações. “Neste momento estão a decorrer as obras de adaptação do espaço que vão trazer outras valências e os alunos vão passar a usufruir da USRT de manhã, à tarde e à noite”, disse o autarca.

Ao nosso jornal, o presidente do Conselho Executivo da USRT deixou escapar uma novidade para o ano letivo 2015/2016. “Vamos ter uma disciplina ligada à história de Rio Tinto que será lecionada pela professora Fátima Silva”, revelou Nuno Fonseca.

O jantar contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara de Gondomar, Luís Filipe Araújo. A iniciativa serviu também para galardoar os alunos e professores com a entrega de diplomas.

Festa da US Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

Festa da US Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

US Gondomar: “Estamos a evoluir qualitativamente”

Em Gondomar (S. Cosme), no auditório da Igreja dos Capuchinhos lotado, celebrou-se, a 26 de junho, o final do ano letivo da Universidade Sénior de Gondomar (USG). A instituição fundada em 2006 com 55 alunos, ultrapassa hoje os 300 alunos. Para José António Macedo, presidente do Conselho Geral da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), a USG continua a “evoluir qualitativamente” mas, na opinião do autarca, o edifício centenário da Ala Nun’Álvares de Gondomar, sede da USG, atingiu o limite de capacidade e terá que ser “remodelado dentro das possibilidades”.

Aos alunos, o presidente da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, sublinhou a importância da “partilha de conhecimento” e destacou o Prémio de Mérito e de Boas Práticas Sociais recentemente atribuído à instituição.

A noite de festa ficou marcada pela atuação de vários alunos da USG.

Sarau da UGIRT / Direitos Reservados

Sarau da UGIRT / Direitos Reservados

UGIRT: Sarau encerrou primeiro ano de atividade

Em Rio Tinto, a Universidade Grande Idade de Rio Tinto (UGIRT), finalizou o primeiro ano letivo com a realização de um sarau, a 26 de junho, no Salão Paroquial da freguesia.

Ao Vivacidade, Maria José Guimarães, diretora da UGIRT, realça o ano “pleno de boas práticas”. “Desenvolvemos um projeto com especial enfoque nos riotintenses com mais de 49 anos de idade, indo de encontro às suas expectativas de vida saudável e de alargamento dos conhecimentos a vários e diferentes níveis, do Património, às Literaturas, às Línguas, à Informática, às Danças, Teatro, Pintura, Desenho, Música e Jardinagem”, destaca a diretora da instituição.

Durante o Sarau os alunos mostraram as suas “artes” e a evolução que a frequência do 1.º ano na UGIRT lhes proporcionou.

, , , ,