V Medieval de Rio Tinto: Quinta das Freiras conquistada por mouros e cristãos

Albertino Valadares é um dos vários responsáveis pela organização do evento / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Albertino Valadares é um dos vários responsáveis pela organização do evento / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Está quase aí e tem um nome diferente. Rio Tinto Medieval é a quinta edição da feira dedicada à Idade Média e promete ser a maior alguma vez feita na Quinta das Freiras. A edição decorre de 26 a 28 de setembro.

Albertino Valadares preside a Associação Artística de Gondomar (ARGO), uma das duas entidades responsáveis pela organização da V Medieval de Rio Tinto, e confessa ao Vivacidade que espera superar, este ano, os 15 mil visitantes da Medieval de 2013.

Mais artesanato e restauração

A edição deste ano contará com um sem-número de novidades, revela Albertino. “Vamos ter um aumento do espaço utilizado, mais animação e em todos os dias, mais restaurantes, tasquinhas com comidas ligeiras e crepes…”, explica. Ao todo serão 120 os expositores que incluem artesãos, artífices e espaços de restauração.

Mais espetáculos e animação

O presidente da ARGO esclarece ainda que “o cortejo e música medieval vão continuar”, muito embora “este ano o cortejo não passe pelo Parque Nascente porque vai realizar-se apenas junto à feira de Rio Tinto.” O rei e a rainha – personagens já habituais nas edições anteriores – serão na edição de 2014 “mais visíveis”. “Este ano vamos dar mais importância ao cortejo do rei e da rainha. O nosso grupo de teatro está a preparar uma encenação que vai levá-los a circularem pelo recinto durante os três dias da Feira Medieval”, conta Albertino Valadares.

De resto, a Rio Tinto Medieval terá também várias sessões de fogo [em três espaços do recinto] e falcoaria.

A batalha de Rio Tinto vão ser encenada pormenorizadamente e haverá, inclusive, uma homenagem à Fina D’Armada [historiadora riotintense que contribuiu na investigação da lenda de Rio Tinto].

O rigor nos trajes e costumes medievais também não vão falhar este ano até porque, segundo o artesão, “muitas pessoas que vão participar nesta Feira Medieval já têm experiências anteriores e estão preparados para o conceito Medieval. Dentro das possibilidades vamos tentar ao máximo cumprir esse rigor”, aclara.

A Rio Tinto Medieval é organizada pela ARGO, Junta de Freguesia de Rio Tinto e pela Câmara Municipal de Gondomar.

A Rio Tinto Medieval terá o seguinte horário:
Sexta (dia 26): 18h às 24h
Sábado (dia 27): 10h às 24h – com cortejo de manhã
Domingo (dia 28): 10h às 22h

, , ,