“Vai Avante” debateu novo paradigma da economia social

O auditório da Biblioteca Municipal teve casa cheia / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Associação “Vai Avante” deu continuidade à iniciativa Social em Debate e promoveu uma discussão sobre o novo paradigma da economia social, no dia 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Gondomar.

O presente e o futuro da economia social em Portugal estiveram em discussão no 12.º Social em Debate, iniciativa organizada pela Associação “Vai Avante” com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e Instituto Português do Desporto e Juventude.

O evento teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal e contou com as presenças de Henrique Pinto, do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Luísa Neves, dos Serviços de Assistência Organizações de Maria, num debate moderado por João Dias, presidente adjunto da Direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

Antes, o Social em Debate tinha contado com um painel de abertura composto por Fernando Duarte, presidente da Associação “Vai Avante”, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Miguel Cardoso, diretor do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.

Ao nosso jornal, Fernando Duarte salientou “a atualidade do tema escolhido”. “Hoje, as IPSS necessitam de dirigentes à altura. Sou defensor da semiprofissionalização na área das instituições de solidariedade social, não esquecendo a importância do voluntariado. Além disso, é necessário que a Lei do Associativismo seja regrada. Hoje o debate centra-se no futuro das IPSS”, referiu o dirigente associativo.

O Social em Debate deverá ter nova edição no próximo ano.

 

, , , ,