Vai Avante inaugura “Projeto (Re)acordar”

Fernando Duarte, Mário Gonçalves e Marco Martins descerraram a placa inaugural / Foto: Direitos Reservados

Fernando Duarte, Mário Gonçalves e Marco Martins descerraram a placa inaugural / Foto: Direitos Reservados

A Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer Vai Avante inaugurou o “Projeto (Re)acordar” a 21 de novembro, na Escola Básica de Tardariz, em São Pedro da Cova.

A Associação Vai Avante tem um novo serviço ao dispor da comunidade. O “Projeto (Re)acordar” surge de uma candidatura da Instituição Particular de Solidariedade Social ao programa EDP Solidária 2015 e visa criar um centro de apoio ao portador de alzheimer e ao seu cuidador.

O centro de apoio ao portador de alzheimer vai prestar serviços de encaminhamento médico, psicológico e administrativo, além de desenvolver uma formação específica para o cuidador nas diferentes áreas relacionadas com a doença.

“Este projeto prevê a inclusão de 30 utentes e o Vai Avante quer assegurar a sua continuidade. Adaptamos salas para começarmos a trabalhar com os doentes e a Escola de Tardariz sofreu uma remodelação completa. Esperamos contar com o apoio da Câmara de Gondomar, da União de Freguesias e da Segurança Social”, afirmou Fernando Duarte, presidente da direção do Vai Avante, em declarações ao Vivacidade.

O Projeto (Re)acordar contará ainda com uma sala de Snoezelen (ver caixa), espaço que vai promover atividades específicas de estimulação multissensorial, adaptadas aos portadores da demência.

“O objetivo é realizar uma intervenção junto de pessoas com demência e também dos seus cuidadores, que atravessam um desgaste muito grande, muitas vezes causado pela falta de apoio”, conclui Lídia Ferreira, responsável pelo “Projeto (Re)acordar”.

Social em Debate centrou-se no tema “Declínios – Cuidar e ser cuidado”
A inauguração do “Projeto (Re)acordar” esteve inserida na 11ª edição do Social em Debate, iniciativa organizada pela Associação Vai Avante.

O momento inaugural contou com a presença de Cláudia Joaquim, secretária de Estado da Segurança Social, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Fernando Duarte, presidente da Associação Vai Avante, e Rui Castro, da Fundação EDP.

Durante a tarde decorreu o Seminário “Declínios – Cuidar e ser cuidado”, no auditório do CINDOR.

Sala de Snoezelen:
A terapia Snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados e oferece experiências sensoriais usadas de forma individual ou combinada, através da música, sons, efeitos luminosos, cores, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.

A terapia Snoezelen visa estimular a atenção e concentração, as competências de comunicação e sociais, a autoestima e a capacidade de iniciativa e autoexpressão.

, , , ,