VII concentração do Clube Gondoclássicos juntou 60 viaturas clássicas e pré-clássicas

Foto: Ricardo Vieira Caldas

Foto: Ricardo Vieira Caldas

Organizado pelo Clube Gondoclássicos de Portugal, a VII concentração de viaturas clássicas e pré-clássicas teve lugar, a 14 de junho, no Largo da Feira de S. Cosme. As dezenas de viaturas desfilaram depois pelas ruas do concelho até à hora do almoço, onde as dezenas de sócios se juntaram num convívio.

 “Este é o nosso principal evento, onde concentramos cerca de 140 pessoas com 60 carros”, começa por referir ao Vivacidade José Passos, presidente do Clube Gondoclássicos de Portugal, coletividade sediada em S. Cosme. “Neste momento o clube tem 314 sócios e está em crescimento, o que é uma mais valia para o concelho de Gondomar. Temos sócios de Gondomar, Gaia, Porto, Monção e arredores do Porto”, acrescenta o presidente da associação que começou com “uma paixão de dois ou três sócios”. “Em Gondomar já existia uma grande frota de carros clássicos que resolveram inaugurar um grupo com o apoio da Câmara de Gondomar e da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim”, conta José Passos.

O sétimo encontro organizado para este ano levou os sócios num passeio por S. Pedro da Cova. “Vamos passar por S. Pedro da Cova a convite da Escola Profissional de Gondomar. O percurso passa também pela Câmara Municipal e pelo Museu Mineiro de S. Pedro da Cova e dirigimo-nos a Aguiar de Sousa para almoçarmos na Quinta da Eira”, explica o dirigente associativo. “Na exposição do largo vamos ter carros de 1929, até 1956, dos anos 60, 70 e 80. Temos viaturas de grande valor histórico e a frota continua a crescer. Neste momento Portugal está a exportar carros clássicos e isso é mau para a frota de carros clássicos portuguesa”, comenta ainda José.

Luís Neves é sócio do clube há três anos e também participou na concentração mas a paixão pelos carros clássicos já vem de antes. “Julgo que esta paixão pelos carros clássicos tem vindo a crescer. Tenho participado nestes encontros. Felizmente não tenho tido problemas mecânicos com este carro”, confessa ao Vivacidade.

A VII Concentração de Carros Clássicos e Pré-Clássicos contou com a presença e atuação da Fanfarra de Gondomar. O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, a vereadora Sandra Brandão e a representante da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, Cláudia Amaral, também marcaram presença neste encontro e receberam uma lembrança da coletividade.

Fundado em fevereiro de 2009, o Clube Gondoclássicos de Portugal é uma associação sem fins lucrativos.

, , ,