Vox Populi lança disco “O brado da terra”

Disco Vox Populi - outubro 2016

Ensaio do grupo na Escola Secundária de São Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Vox Populi editou recentemente o disco “O brado da terra”. O trabalho editado reúne 11 temas do grupo coral gondomarense fundado em 2009, na Escola Secundária de São Pedro da Cova.  

Sete anos após a fundação, o Vox Populi apresenta o primeiro trabalho discográfico. O grupo coral composto por professores das escolas de Gondomar pôs mãos à obra e gravou 11 temas do seu reportório habitual em disco.

“Decidimos avançar com o registo discográfico porque julgamos que irá beneficiar o grupo em todos os patamares. Sentimos que a partir do momento em que gravamos este disco ficamos melhores e queremos agora diversificar o nosso reportório”, afirma Guilhermino Monteiro, diretor musical do Vox Populi.

Segundo o responsável, o coro vai “procurar experimentar outros estilos musicais, tais como jazz e bossa nova, nos próximos espetáculos”.

Ao Vivacidade, Guilhermino Monteiro recorda ainda a história do Vox Populi, que começou com 10 professores “que se juntaram por brincadeira”. “O grupo inicial tinha curiosidade em experimentar o canto coral e a primeira apresentação que fizemos foi no final do ano letivo. Nessa altura outros professores perceberam-se que existia um coro e juntaram-se a este projeto”, acrescenta o diretor musical.

“O brado da terra” foi gravado nos estúdios Rangel, no Porto, e conta com uma foto de capa de Rui Silva e arranjo gráfico de José Pimenta e Gisela Loureiro.

O coro Vox Populi
Constituído em maio de 2009, na Escola Secundária de São Pedro da Cova, o coro Vox Populi foi originalmente formado por professores daquela instituição, mas congrega atualmente professores de outras escolas do concelho. O coro tem alargado as suas atuações a espaços públicos e tem participado em diversos eventos culturais. O Vox Populi conta já com 77 concertos realizados. 

“O brado da terra”
1 – A minha saia velhinha – Tradicional (Minho)
2 – Já lá vai o sol abaixo (Arouca)
3 – Não quero que vás à monda – Tradicional (Alentejo)
4 – Essa rua – Popular brasileira
5 – Tico-tico – Choro brasileiro – Zequinha do Abreu
6 – Queda do Império – Vitorino
7 – Mulher de erva – José Afonso
8 – Balada do sino – José Afonso
9 – Só ouve o brade da terra – José Afonso
10 – Deixem passar – João Lóio
11 – Nona Sinfonia – José Carlos Ary dos Santos

, , , ,
Um comentário em “Vox Populi lança disco “O brado da terra”
  1. Parabéns para todos, tenho pena de já não andar no grupo. Espero um dia puder voltar para este grupo lindo… Beijos para todos de daniela soares a menina que tocava flauta.

Comments are closed.