X Feira da Saúde com centro de saúde no horizonte

A caminhada solidária contou com cerca de 50 pessoas / Foto: Pedro Santos Ferreira

A caminhada solidária contou com cerca de 50 pessoas / Foto: Pedro Santos Ferreira

A 10ª edição da Feira da Saúde de Baguim do Monte realizou-se a 14 de março. A iniciativa contou com diversos eventos organizados pela Junta de Freguesia. “O objetivo principal [Centro de Saúde] está quase cumprido”, garantiu Nuno Coelho ao Vivacidade. 

Há 10 anos atrás surgiu em Baguim do Monte a 1ª edição da Feira da Saúde. Desde então a iniciativa tem vindo a repetir-se, ano após ano, com o propósito de sensibilizar a administração central e a população para a necessidade da construção de um Centro de Saúde na freguesia. Uma década depois, na 10ª edição da Feira da Saúde, Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim, mostra-se satisfeito com a continuidade do evento que está próximo de ver cumprido o objetivo inicial. “Divulguei no Vivacidade que o início da construção do Centro de Saúde de Baguim estava previsto para dezembro do ano passado, porque tinha um comunicado oficial do Governo que indicava essa data. Infelizmente a obra não se concretizou mas posso avançar que foi-me garantido que o início da construção está agora agendado para o verão. No entanto, não me vou comprometer porque pode não concretizar-se”, disse o autarca à margem da caminhada solidária realizada a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, com partida do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte.

Durante a tarde realizou-se o seminário "Somos Cidadãos" / Direitos Reservados

Durante a tarde realizou-se o seminário “Somos Cidadãos” / Direitos Reservados

Durante a tarde, o médico Alcino Branco moderou o seminário “Somos Cidadãos” no salão nobre da Junta de Freguesia de Baguim do Monte. No seminário foram discutidos diversos temas. João Belchior, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Manuel Albano, presidente da Comissão para a Igualdade de Género, Rita Moreira, do projeto TSH Agir em Rede, e Cláudia Vieira, da Câmara Municipal de Gondomar, foram os convidados do seminário.

“Esperamos realizar a Feira da Saúde no edifício do Centro de Saúde de Baguim”

Ao Vivacidade, Nuno Coelho apontou o objetivo de poder vir a realizar a iniciativa nas futuras instalações do Centro de Saúde de Baguim. “A Feira da Saúde já tem autonomia para afirmar-se e continuar a existir, mesmo depois da construção do centro de saúde”, afirmou o presidente da Junta.

Na sessão de encerramento, Renata Gonçalves, concorrente do programa televisivo “The Voice Portugal”, Rafael Oliveira, concorrente do programa “Fator X”, e a tuna feminina FPCEUP, finalizaram a 10ª edição da Feira da Saúde.

, , ,