Apps úteis no regresso às aulas

Viva Tec - setembro 2016

As apps podem ser úteis aos estudantes / Foto: Direitos Reservados

Setembro foi sinónimo de regresso às aulas. Por todo o país, milhares de jovens voltam para mais um ano recheado de coisas novas a aprender. Para ajudar estes estudantes, o Viva Tec elabora uma lista de aplicações que poderão ser úteis no dia-a-dia académico.

  • My Study Life (Gratuita)

Disponível para alunos e professores, esta app pretende ajudar na organização de cada pessoa. Pode configurar horários, fixos ou rotativos, bem como determinar tarefas a serem cumpridas (trabalhos ou estudos para um exame, por exemplo).

Ora, isto, aliado a poder sincronizar os seus dados entre diferentes plataformas, facilita o acesso à My Study Life a partir de qualquer equipamento.

Sistemas operativos (S.O.): iOS, Android, Windows Phone, Web

  • SoundNote (4,99€)

Um verdadeiro 2 em 1 para tirar notas, já que vai acompanhando o que escreve e desenha, ao mesmo tempo que grava o som do que está a ser dito. Assim, consegue acompanhar a aula sem se preocupar em perder nada importante. Depois, pode transferir os seus apontamentos para um PC ou Mac e/ou partilhá-los por email.

S.O.: iOS e MacOS

  • Evernote (Gratuito/Premium)

Uma das mais conhecidas aplicações do mundo para tirar notas. Gratuita, ou com um plano pago, esta app deixa o utilizador organizar as anotações de acordo com as suas necessidades, numa grande diversidade de formatos (texto, fotografia, esboços, áudio, vídeo, capturas da Internet, etc.). Outra característica interessante passa pela digitalização de documentos através da câmara do equipamento.

S.O.: iOS, Android, Windows, Windows Phone, Web

  • Google Docs, Sheets, Slides (Gratuito)

Uma alternativa ao Office, quer nos dispositivos móveis, quer nos computadores pessoais. Apesar de não terem as vastas funcionalidades que as aplicações da Microsoft, são bastante úteis, com a particularidade de serem gratuitas e permitirem que os documentos sejam editados em conjunto, através de diferentes equipamentos.

S.O.: iOS, Android, Web

  • Dropbox/Google Drive (Gratuito/Premium)

Para evitar carregar discos atrás, uma boa opção passa por guardar os documentos na cloud. A Dropbox e a Google Drive são apenas duas opções em várias que existem pela Internet fora.

Permitem ao utilizador aceder aos seus documentos, desde que tenha acesso à rede. É também possível a partilha de pastas e conteúdos entre diferentes utilizadores. Algo útil, sobretudo em trabalhos de grupo.

S.O.: iOS, Android, Web

,