Vamos “Falar Sobre Cancro” na Internet

Viva Tec - janeiro 2016

A plataforma web tem sido apresentada aos doentes do IPO / Foto: DR

Rui Oliveira, docente da Universidade do Minho, e Nuno Martins, docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), são os fundadores do portal falarsobrecancro.org, uma plataforma inovadora que conta, de momento, com cerca de 400 doentes oncológicos registados que trocam informações, experiências, artigos e comentários.

A plataforma web tem sido apresentada a todos os doentes do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto – principal parceiro do projeto – e tem acesso livre e gratuito. Segundo os mentores da plataforma, o espaço é pensado para que os doentes, familiares, amigos, profissionais de saúde, investigadores e voluntários possam expor as suas dúvidas ou experiências.

A rede conta ainda com o “Boletim Clínico”, um espaço exclusivamente informativo e educativo, que integra conteúdos científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados.

Os utilizadores registados nesta plataforma podem interagir em grupos temáticos (medicinas alternativas, cancro da mama, entre outros) e escolher quem pretendem ou não seguir.

O falarsobrecancro.org pretende estudar uma solução que ajude a comunidade oncológica na luta contra a doença.

,