A degradação completa do serviço de recolha do lixo no nosso concelho

Sobre a recolha do lixo no nosso concelho pouco há a dizer e muito há a fazer. Está a vista de todos os gondomarenses. O serviço está a cada dia que passa a degradar-se acarretando prejuízos para todos nós.

Relembro que a CDU, na Assembleia Municipal de outubro de 2016, apresentou uma proposta de recomendação no sentido de serem tomadas medidas urgentes relativamente à recolha do lixo no nosso concelho.

Propusemos medidas concretas para fazer face a uma situação que se tornou insustentável, nomeadamente:

  1. Que o executivo municipal realizasse um levantamento de todas as situações de incumprimento por parte da Rede Ambiente no que a recolha de resíduos sólidos urbanos diz respeito solicitando a colaboração das Juntas de Freguesia para esse efeito;
  2. Que realizasse uma reunião com as estruturas representativas dos trabalhadores da empresa a fim averiguar situações de incumprimento.

Infelizmente, o grupo municipal do PS votou contra a proposta da CDU não permitindo que fossem tomadas as referidas medidas que seguramente permitiram, em parte, dar passos no sentido de resolver este grave problema que afeta toda a população.

E, decorridos mais de nove meses da apresentação desta nossa proposta, o que constatamos é a degradação completa do serviço.

É preciso dizer basta! É preciso que todos digamos basta! O executivo municipal tem que tomar medidas sérias para reverter esta situação. O executivo municipal tem que exigir responsabilidades à empresa Rede Ambiente.

A CDU tinha razão. O tempo deu razão à CDU. A privatização do lixo e da limpeza urbana no concelho representou um ataque aos serviços públicos prestados pela autarquia com repercussões muito negativas na qualidade de vida dos gondomarenses. Passamos a pagar mais impostos (aumento da taxa de RSU) para beneficiar de um serviço de pior qualidade.

Com esta privatização, a autarquia passou a gastar mais 1,6 milhões de euros. Quando o serviço era público, era exclusivamente sustentado pela receita da taxa de RSU arrecadada pelo Município.

Da nossa parte, continuaremos a denunciar e a exigir medidas que permitam reverter esta situação. Isso é certo. No entanto, não tenhamos dúvidas, a única via para prestar um serviço de recolha do lixo de qualidade à população gondomarense passa pela gestão municipal deste serviço.

, ,