A Educação em Gondomar não é prioridade para o Partido Socialista!

Sempre defendemos a necessidade de desenvolver um eixo estratégico para a educação, transversal a todos os pelouros autárquicos, e que envolva as nossas associações, instituições e coletividades, para que as escolas de Gondomar sejam a primeira escolha na educação e na formação dos nossos jovens.

Os gondomarenses merecem melhores condições de vida e, para que Gondomar se transforme e se torne sustentável para todos, é necessário criar condições para fixar a população na nossa terra, aumentar os índices de felicidade dos nossos concidadãos e apostar na educação como prioridade.

Estamos a acompanhar, desde julho, o arranque do ano letivo e, não obstante as promessas do executivo do Partido Socialista na Câmara Municipal de Gondomar de que tudo estaria preparado, o nosso périplo de reuniões de trabalho com diversos agentes educativos em Gondomar revela o contrário.

Temos reunido com representantes das Associações de Pais, Federação das Associações de Pais de Gondomar (FAPAG), professores, alunos e diretores de Agrupamentos que nos revelam problemas quanto ao equipamento informático, à impossibilidade de abertura de cursos de programação no 1.º ciclo na grande maioria das escolas, a inexistência de contratos de manutenção, à falta de apoio na resolução de problemas administrativos, a crónica inexistência, ou insuficiente, recuperação de infraestruturas, a exiguidade de assistentes operacionais e a necessidade de melhorar o fornecimento de refeições escolares.

Uma vez que privilegiamos o contacto com a comunidade educativa, em particular os professores e alunos, vamos continuar neste caminho de conhecimento, análise e reflexão conjunta para, nos locais adequados, apresentarmos as melhores propostas em prol de um Gondomar melhor.

Nota final: Felicito Leonor Castro, que teve o melhor resultado de acesso ao Ensino Superior neste arranque do ano letivo, e cujos parabéns estendo aos seus pais, professores e funcionários da escola que contribuíram, direta ou indiretamente, para o seu sucesso. Espero que ela tenha uma vida académica e pessoal repleta de vitórias e que o seu exemplo de esforço e determinação seja uma luz para outros jovens gondomarenses!

, ,