A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS DE SOL

Hoje em dia os óculos de sol mais do que um acessório de moda, tem um papel fulcral na vida das pessoas. Protegem os olhos das radiações ultravioleta, principalmente daqueles que exercem actividades profissionais ao ar livre.

Estas radiações são altamente nocivas para a saúde em geral e ao bom funcionamento de todo o sistema ocular podendo causar doenças tais como: catarata (opacificação do cristalino que causa uma diminuição da capacidade visual), fotofobia (sensação de sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz), degeneração macular (perda gradual de visão), pterígeo (massa fibrovascular da conjuntiva que cresce em forma triangular do ângulo interno nasal em direção à córnea), foto- creatite (inflamação da córnea causada pela luz) e muitas outras.

Para uma proteção eficaz as lentes de sol devem filtrar entre os 290 e os 400 nm (nanómetros). No que toca à coloração, não existe uma regra específica mas existem cores indicadas para cada tipo de necessidades:

– Verde: para todas as atividades na terra, no ar e na água excepto em condições de nevoeiro e neve. Reduz a luminosidade e mantém as tonalidades das cores.

– Castanho/ Âmbar: para alta e média exposição ao sol, permitem boa visão de profundidade e reduz reflexos.

-Cinza: ideal para conduzir em dias de nevoeiro uma vez que aumenta os contrastes.

– Amarela: indicada para atividades em ambientes com pouca luminosidade natural. Aumentam o contraste e o brilho aumentando a luz desses ambientes pou-co iluminados (por esta razão distorce as cores).

– Azul: a mais indicada para atividades desportivas em condições de sol moderado. Reduzem a absorção das cores vivas, nomeadamente os vermelhos.

– Lentes fotocromáticas: ideal para quem não quer mudar de óculos brancos para os de sol. Mudam de cor à medida que a luz incide sobre elas.

– Lentes Polarizadas: possuem uma camada de proteção capaz de eliminar os reflexos de luz que vem da água, dos vidros, metais, principalmente nas situações em que o sol está baixo como amanhecer e pôr do Sol. Tem como objetivo oferecer mais conforto ao utilizador, embora distorça a nitidez das cores em algumas situações.

Independentemente da cor da lente, o importante é proteger os olhos da radiação UV.
A proteção da sua saúde ocular é feita usando sempre óculos de sol, quer em condições de chuva, nevoeiro ou mesmo de dias claros com bastante sol. Os óculos de sol com proteção só podem ser encon- trados em óticas especializadas como a Opticalia Gondomar.