A situação insustentável da recolha do lixo no nosso concelho

Na última Assembleia Municipal a CDU apresentou uma proposta de recomendação no sentido de serem tomadas medidas urgentes relativamente à recolha do lixo no nosso concelho. Está à vista de todos, nos últimos meses o serviço de recolha do lixo prestado pela empresa Rede Ambiente está pior, muito pior.

Previamente, relembramos que a privatização do lixo e da limpeza urbana no concelho representou um ataque aos serviços públicos prestados pela autarquia, que teve repercussões negativas na qualidade de vida dos gondomarenses e exigiu destes o pagamento de mais impostos (aumento da taxa de RSU) para beneficiar de um serviço de pior qualidade.

Relembramos ainda que aquando da referida privatização, a autarquia passou a gastar mais 1,6 milhões de euros sendo certo que quando o serviço era público era sustentando exclusivamente pela receita da taxa de RSU arrecadada pelo Município.

E, além disso, a privatização significou também um ataque aos direitos de cerca de duas centenas de trabalhadores da autarquia, cuja transferência para uma empresa privada representou mais precariedade e maior exploração, resultantes da imposição de horários alargados e piores condições de trabalho.

Por fim exigimos medidas concretas para fazer face aquilo que entendemos ser um serviço que piora de dia para dia, nomeadamente: que o executivo municipal realizasse um levantamento de todas as situações de incumprimento por parte da Rede Ambiente no que a recolha de resíduos sólidos urbanos diz respeito solicitando a colaboração das Juntas de Freguesia para esse efeito; que realizasse uma reunião com as estruturas representativas dos trabalhadores da empresa a fim averiguar situações de incumprimento.

Seguros que, feita esta análise, teria o Executivo Municipal condições de avaliar o grau de incumprimento do contrato de concessão para tomarem todas as medidas necessárias no sentido de defesa dos interesses do município e dos seus trabalhadores.

No entanto, e inexplicavelmente, esta proposta foi rejeitada porque mereceu o voto contra dos eleitos do Partido Socialista que entenderam que não corresponde à verdade que o serviço de recolha do lixo esteja pior, aliás, entenderam que está melhor.

O que é caricato é que por parte do presidente da Câmara Municipal houve um reconhecimento que o serviço de recolha do lixo tem piorado nos últimos meses… estranho, não?

O compromisso que assumimos para com a população é o de sempre, continuaremos atentos e a exigir medidas que permitam contrariar esta situação contudo, temos os pés bem assentes no chão, os serviços públicos fundamentais ao concelho devem ser geridos pelo Município, na nossa opinião a autarquia tem um papel insubstituível.

, ,