Caminhada recheada de perseverança coloca Benfica na liderança

Viva Desporto - março 2016

O Benfica lidera o campeonato no mês de março / Foto: DR

O Benfica de Rui Vitória deu um passo enorme rumo ao tricampeonato ao vencer o derby contra o Sporting por 1-0, em pleno Estádio de Alvalade, com um golo de Kostas Mitroglou. O grego e o lateral-esquerdo Eliseu têm realizado exibições excelentes, mostrando que muitas das críticas que lhes são feitas primam, de facto, pela injustiça. Na última segunda-feira esta liderança foi consolidada frente ao Tondela, numa vitória clara por 4-1, onde Jonas marcou mais dois, ficando com 28 golos no campeonato e oito assistências, absolutamente sensacional. Um jogador fabuloso que com as suas pinceladas de magia vai enlouquecendo todos aqueles que apreciam verdadeiramente o desporto rei. A chegada das águias aos quartos-de-final da Champions deve também ser destacada, porque é na fé que está o progresso e a formação benfiquista, apesar de ter começado mal a temporada, nunca virou a cara à luta e sempre se notou uma crença enorme que, agora, está a dar os seus frutos.

O Sporting, atual segundo classificado, venceu o Estoril fora de portas por 2-1 com dois fantásticos golos de Slimani, avisando assim o SL Benfica que não há qualquer margem para erros. A consistência na perseguição ditará o futuro do Sporting no Campeonato Nacional. Já o FC Porto teve bastantes dificuldades frente ao União da Madeira, num encontro onde ganhava por 2-0, passou por uma situação complicada de 2-2 com o sétimo golo de Danilo Dias no campeonato e só conseguiu confirmar a vitória perto do minuto 90 por intermédio de Jesus Corona. José Peseiro já realizou treze jogos no comando dos dragões e sofreu golos em onze, alguns erros individuais também não têm ajudado, mas isto demonstra um problema estrutural, mais do que individual. No futebol e na vida, é nas piores alturas que o apoio se torna, realmente, imprescindível. E um clube que tantas alegrias deu aos adeptos merece que os mesmos façam algo, de forma construtiva, com o objetivo de retirar o clube deste momento tão delicado.

O Arouca, orientado por Lito Vidigal, está a tornar-se na grande surpresa da Primeira Liga. Está em quinto lugar com 41 pontos, 35 golos marcados e 27 golos sofridos, tendo já derrotado tanto o FC Porto como o SL Benfica. O acesso à Europa é o grande sonho e uma equipa com este futebol tão positivo e bonito merece, definitivamente, o sucesso. Nota também para o encontro do Gondomar frente ao Vizela para a fase de subida da Zona Norte, onde o golo de Adul Seidi não foi suficiente para evitar a derrota por 3-1 contra um adversário forte. De realçar as exibições do lateral Portilho e de Jonathan Oliveira, dois jovens com bastante talento.

, ,