Como construir o seu estilo pessoal

Viva Moda - dezembro 2015

Como construir o seu estilo pessoal / Foto: DR

A melhor forma de saber o que comprar e o que vestir, é saber e compreender qual o seu estilo. Mas nem sempre é uma tarefa fácil. Quando pesquisamos um pouco sobre estilo, encontramos vários rótulos como: estilo clássico, estilo romântico, estilo desportivo, etc, e cada um tem uma série de regras e peças básicas que necessitamos ter para fazer parte desse “grupo”. O meu conselho é esquecer tudo isto. Esqueça os rótulos e crie o seu próprio estilo. Para isso, vou dar-lhe algumas dicas que o ajudam neste processo.

Comece por procurar fotos de outfits que gostaria de usar. A forma mais fácil de encontrar é nas revistas e na internet. Existem até alguns sites exclusivos de fotos de looks, muitos deles de street style. Guarde várias imagem de looks mais formais e informais.

O processo seguinte é estudar os looks que escolheu. Veja com atenção e vai notar que existe um padrão, ou nas cores ou mesmo nas peças. Todas as peças ou cores que se repetirem com alguma regularidade, são o que necessita de ter para começar construir o seu estilo pessoal. Tenha em atenção adaptar essas mesmas peças ao seu estilo de corpo.

De seguida estude a forma como a combinação destas mesmas peças são feitas, e comece por experimentar combinação idênticas com as peças que já tem. Não se trata de copiar o que vê̂, mas sim de inspirar-se naquilo que gosta.

Reserve algum tempo para pesquisar, estudar e experimentar, e com o passar do tempo vai sentir que já́ nem precisa de ver mais looks, pois já́ está bastante confiante com o que está a escolher e como lhe fica. Este é um processo moroso que a meu ver nunca tem realmente um fim, pois nós estamos em constante mudança e evolução e o nosso estilo pessoal acompanha essa mudança.

,