Como uma excelente ideia se torna numa péssima prática

Há cerca de um ano, o Governo apresentou com pompa e circunstância o novo programa Simplex. Este programa foi anunciado com meses de antecedência, cada passo seu amplamente publicitado, e a seu propósito até se dizia que não havia impossíveis. Ideia que foi exemplificada com uma vaca com asas que se tornou então famosa.

Quase um ano passado, lembrei-me de ir perceber, afinal, o que tinha realmente sido simplificado ao abrigo do programa Simplex. Apesar de não ser apoiante deste Governo, acho que muitas das ideias para diminuir a burocracia, acabar com procedimentos inúteis e simplificar a administração pública são francamente boas, e deviam ser apoiadas por todos os partidos. Por isso, convém que não se fiquem por anúncios e passem a existir de facto na realidade.

Pois bem, feitas as contas, das 255 medidas que o Simplex prevê, ainda há 191 por concretizar. Ou seja, 75% do tão publicitado Simplex 2016 ainda não saiu do papel!

E, perante esta péssima execução, o Governo vai fazer o quê? Não se sabe. Mas, para já, já tratou de anunciar que vai apresentar um Novo Simplex 2017…

, ,