Editorial

Caros leitores,

Aprender é perceber bem a história, refletir e guardar o conhecimento para aplicar quando for necessário ou fizer sentido. Confesso que vejo tantos políticos experientes que parece que não aprenderam nada com a pandemia e que continuam a ouvir os mesmos de sempre, pessoas desligadas do mundo real que gerem o país em gabinetes e que não percebem nem aprendem nada que possa ajudar as pessoas. Assim, com os velhos do Restelo a aconselhar é difícil os líderes serem líderes. Pois acabam por não ligar com as pessoas!

Aprender com o COVID 19 é essencial, pois só poderemos melhorar se percebermos muito bem o que nos aconteceu. Com as anunciadas quebras no PIB, que eu, pessoalmente, estimo em 20%, é essencial que a reabertura económica aconteça e que os políticos percebam que também têm que fazer a sua parte. A sua parte consiste em fazer com que os apoios cheguem de facto às empresas, em vez de demorarem 3 meses a fazer um formulário.

Consiste em entenderem que planos muito bem definidos, como os dos apoios da União Europeia às empresas, que só nos vão chegar em 2021 e 2022, não servem para nada pois quando chegarem já tudo ardeu.

As pessoas em concreto estão a reagir bem. Estão a consumir e a colocar o seu dinheiro a circular na economia. Estão a fazer turismo. Estão a visitar os amigos e familiares. E estão a conseguir restabelecer a confiança. Com confiança os operadores económicos vão recuperar. Mas percebe-se que é preciso toda a ajuda.

E com cuidado. Sempre com muito cuidado.

,