Editorial – Fevereiro 2014

José Ângelo Pinto - Administrador da Vivacidade, SA.

José Ângelo Pinto – Administrador da Vivacidade, SA.

Caros leitores,

O seu jornal apresenta nesta edição uma reportagem sobre as instituições do terceiro setor de Gondomar.
Cada vez mais importante reforçando a sua relatividade quando as pessoas têm mais dificuldades, pois é o último bastião da proteção social, o terceiro setor é muitas vezes o último refúgio a que as pessoas recorrem, quando não conseguem mais garantir a sobrevivência no primeiro ou segundo setores.
Mas o que é afinal o terceiro setor? O que faz com que uma organização possa dizer que pertence a este ramo da atividade pública? Muito fácil. Se se tratar de uma estrutura legalmente constituída, não ligada ao estado, sem fins lucrativos e com uma base de trabalho voluntária, então estão cumpridos os requisitos para a classificação “terceiro setor”. E porquê? Fácil, o primeiro é o dos governos (Estados) e o segundo o dos mercados.
Exemplos de entidades associadas ao terceiro setor são as organizações sociais, as fundações, os serviços sociais, os condomínios, os partidos políticos, as entidades sindicais e todas as associações em geral.
Nesta edição, procuramos mostrar alguns exemplos de instituições que pertencem ao setor social, em Gondomar. São bons exemplos de altruísmo, dedicação ao próximo e desinteresse total de pessoas que fazem com que as instituições avancem e progridam.

,