Editorial – setembro 2018

Caros leitores,

Festas, festas e festas!

As festas são muito importantes. No caso especial das nozes, a Festa das Nozes é uma longuíssima tradição que temos sabido manter e promover com eficiência, mesmo que muitas vezes deturpando o espírito que presidiu à sua criação e desenvolvimento.

Saber comunicar e explicar às pessoas o que está a ser feito e de que forma é que se organiza a festa é essencial. A disponibilização de informação sobre a festa do concelho no site do Vivacidade com o programa completo é o único local virtual onde se consegue obter toda a informação.

Achamos que todas as instituições do concelho deveriam fazer uma boa promoção das festas. Acontece que aparentemente e até hoje, além do Vivacidade, encontramos apenas e só no Facebook da Banda Musical de Gondomar um programa das festas e no site da AMP uma breve referência com a informação “Consultar programação específica” mas sem ligação para nenhum lado.

No último Boletim Municipal disponível, temos a promoção de alguns eventos das Festas do Concelho, mas o programa das festas não foi publicado.

Gerir festas como as do concelho é muito complexo, pois envolve todos os serviços e nem sempre a coordenação e a gestão são fáceis pois a habitual abordagem empresarial de gerir os eventos como projetos não é adotada pelos municípios, o que é pena pois tal potenciaria e muito a orientação das equipas para os resultados.

E com orientação para resultados mediríamos a quantidade de locais (neste caso virtuais) em que a promoção da festa está a ser feita.

,