Gondomar afirma-se

A maioria de quem lê o que escrevo neste espaço mensalmente não me conhece. Sabem que pertenço orgulhosamente ao grupo parlamentar do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Gondomar, mas desconhece o percurso que aqui me trouxe.
A verdade é que me filiei no Partido Socialista há poucos anos, embora os seus ideais, projetos e iniciativas me fizessem sempre estar em consonância. Exercia a minha militância de forma não oficial, até ao dia em que achei que poderia contribuir mais ativamente, dando voz e assumindo a sua política.
Posteriormente, quando abracei o projeto da candidatura do PS á Câmara Municipal de Gondomar, mais convicta estava da minha decisão. Era um projeto e programa sensato, conhecedor da realidade do Concelho, pragmático e ativo.
Por tudo isto, e volvidos que estão oito meses desde a tomada de posse do novo executivo, estou ainda mais convencida que tomei a decisão certa e, mais importante, que apoiei um conjunto de pessoas e projetos completamente assertivos para as necessidades da nossa terra.
O Orçamento Participativo, sobre o qual já tive oportunidade de escrever, e que julgo ser o ato mais democrático de uma autarquia, saiu do papel e está em funcionamento, aguardando que a população dê o seu contributo na gestão do Concelho.
No pouco tempo de exercício, houve já um enorme impulso no que diz respeito ao turismo e ao impulsionar todas as mais valias que Gondomar tem a oferecer nesta atividade. Foi inclusive montada uma Loja de Turismo na Casa Branca de Gramido, equipada com instrumentos inovadores que colocam o concelho na rede dos vários espaços de promoção turística do Porto e Norte de Portugal.
Ainda sobre o turismo, foi aprovada pela Capitania do Porto do Douro a única praia fluvial das margens do rio com efetivas condições para os seus utilizadores, nomeadamente vigilância constante de três nadadores salvadores e apoio dos bombeiros locais.
A primeira corrida D’Ouro Run foi mais uma atividade de sucesso, que elevou o nosso concelho e permitiu que, no futuro, faça parte do circuito de corridas do norte do país. De focar que, para além da presença notável da nossa Rosa Mota, a corrida contou com mais de 2000 participantes.
Muito mais foi feito e nas mais várias áreas de ação, mas o parco espaço não me permite alongar.
O que retenho é que Gondomar afirma-se todos os dias, ergue-se e posiciona-se em pé de igualdade com todas as cidades do distrito. Gondomar notabiliza-se, e nós gondomarenses suspiramos de orgulho.

, ,