Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017

Escrevo este texto ainda entusiasmada com a cerimónia de abertura “Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017”. Sinto-me privilegiada por poder ter estado presente naquilo que foi o consagrar da nossa cidade, das nossas associações e dos nossos cidadãos. Um evento de projeção europeia, e que foi um espetáculo memorável.

O nosso município está de parabéns. Em primeiro lugar, por ter elaborado uma candidatura vencedora, e que a Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe) distingue como “um bom exemplo do desporto para todos como um instrumento de saúde, integração e educação”. Esta candidatura afirma Gondomar, ao nível nacional e internacional, naquilo que de melhor tem o desporto, bem como na sua capacidade mobilizadora e dinâmica de integrar atletas de renome, associações locais e vontades amadoras, naquilo que são as melhores práticas desportivas realizadas.

Em segundo lugar, porque mais do que um título, esta é uma nova conquista deste Executivo, que desde a primeira hora tem lutado por elevar Gondomar, por conquistar para o nosso município reconhecimento pelas suas mais-valias socioeconómicas, históricas, geográficas e turísticas. Diversas entidades entregaram o seu apoio, realçando diversos fatores de riqueza do Concelho, que muito nos deixam orgulhosos. A entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, por exemplo, congratulou-se publicamente com o trabalho que tem sido realizado pelo município, e que tem criado uma forte capacidade em assumir eventos e organizações que potenciam o desenvolvimento. Já a Federação Portuguesa de Futebol realça as excelentes infraestruturas para a organização de várias iniciativas, “e a notável capacidade de aliar o desporto e a sua prática, à descoberta do território português”.

Caros gondomarenses, podemos e devemos estar mais que orgulhosos pelo nosso município. As nossas valências e potencialidades são reconhecidas por todos, e estamos em lugar de destaque pelas melhores e maiores razões. Já não somos um concelho conhecido pelo seu tribunal e pelas suas histórias (e estórias). Aquilo que dá notícia hoje em dia em Gondomar, é o trabalho árduo deste executivo, são as conquistas diárias transversais a todas as áreas, sejam elas económicas, sociais, ambientais ou recreativas.

Tivemos na abertura da CED Gondomar 2017 um espetáculo extraordinário. Uma festa que Gondomar há muito merecia. Uma posição grandiosa que nunca nada, e especialmente ninguém nos devia tirar.
Muitos parabéns a todos os gondomarenses! Merecemos.

, ,