Hérnias discais da coluna vertebral, haverá alternativa à cirurgia?

A cirurgia da hérnia discal e outras patologias da coluna vertebral, lombar e cervical, tem indicações muito precisas e só em situações restritas se deve executar, pois as complicações são variadas de uma cirurgia com um risco sempre a considerar. Assim sendo, deve-se procurar outras alternativas ao tratamento cirúrgico. Mesmo uma simples dor lombar e cervical, leva a uma incapacidade e mau estar dos doentes muito comum, provocando mesmo um número considerável de baixas por doença. Além da medicação específica e tratamento de fisioterapia, sempre a base de um tratamento das lombalgias e cervicalgias, vão aparecendo outro tipo de tratamentos mais específicos com meios de ação curiosos e em alguns casos, com marcada eficácia.

É o caso da acupunctura, que embora seja uma técnica milenar com muitos seguidores no Oriente, foi adaptada pela medicina ocidental e nomeadamente europeia, com os conhecimentos da neurologia e neuro psiquiatria. É realmente uma técnica interessante com resultados muito positivos, que o facto de ter muitos cépticos por ser “uma chinesice” segundo eles, tem-se revelado uma arma terapêutica muito importante.

O mesmo se pode dizer de outra técnica agora a despertar nos últimos tempos, a ozonoterapia, que se baseia na infiltração de ozono, gás medicinal, já há muitos anos conhecido, mas graças ao desenvolvimento de geradores portáteis que produzem facilmente esse produto se passou a usar em consultórios e clínicas. Sendo ainda uma novidade, levantam-se as dúvidas sobre a eficácia e a segurança na sua aplicação. Quanto há eficácia é óbvio que são necessários estudo científicos em larga escala para testar a sua eficácia.

No entanto, a experiência que temos até hoje é que se trata de uma técnica muito eficaz principalmente em cervicalgias, lombalgias e outras patologias osteo articulares. Quanto há segurança, são já conhecidas as doses eficazes e de segurança controladas pelos tais aparelhos. Lembrem-se que o ozono é O3, logo derivado de uma molécula de oxigénio, O2, mais uma de O. Sendo o oxigénio o produto mais importante para o normal funcionamento das nossa células, faz sentido a importância na normal biologia das nossas células. O nosso cérebro pode funcionar muito tempo com baixa de glicose, mas sem oxigénio não resiste. Só o futuro poderá demonstrar as enormes potencialidades deste tratamento, mas veremos…

,