Honrar Compromissos

No passado mês de maio, o executivo honrou mais um compromisso dado em campanha, um dos mais importantes para o desenvolvimento do nosso Concelho, e em particular para a cidade de Rio Tinto: o Parque Urbano de Rio Tinto.

Estes parques, dotados com condições ambientais adequadas, são determinantes para o desenvolvimento de atividades físicas e o lazer de toda a comunidade. Ou seja, podem contribuir na redução da prevalência de sedentarismo e auxiliar na promoção da saúde e bem estar, além de possibilitar o aumento do nível de atividade física dos ativos. Percebe-se que além de políticas públicas que incentivem a construção e revitalização destes espaços, são de igual importância projetos que supram as necessidades dos seus frequentadores e comunidade em geral. Ou seja, é preciso que estes ambientes sejam percebidos positivamente para que as pessoas se sintam atraídas e motivadas a frequentá-los, e também desfrutem, de forma satisfatória, dos benefícios que o desenvolvimento de atividades nestes locais pode proporcionar.

O local eleito para erguer o Parque Urbano de Rio Tinto, foi “durante muitos anos, fustigado, abandonado e maltratado”, palavras do nosso presidente Marco Martins, e que nós riotintenses pudemos constatar durante anos. Recordámos por exemplo o entubamento do rio, em 1996, a destruição do mercado, em 2002, e o projeto de 2010 de construção de quatro torres no terreno da feira (que felizmente a CCDR reprovou).

Desde a campanha a esta apresentação, o percurso foi longo mas consistente, e acima de tudo claro e transparente para que se pudessem dissipar todas as dúvidas. Foi necessário revogar o Plano de Pormenor aprovado para o local, terminar a elaboração do novo Plano Diretor Municipal e esperar pela sua aprovação em Assembleia Municipal, adquirir terrenos limítrofes, e esperar pelo aval do Tribunal de Contas para todo o processo.

Por definição, as áreas verdes tornam-se referências nos grandes centros urbanos, estando mais associadas à função recreativa, porque oferecem diversos tipos de atividades, além de funcionarem como ponto de socialização. Portanto, considerando-se a necessidade de espaços mais adequados para a prática de atividade física ao ar livre, bem como para um lazer satisfatório, os parques urbanos, são os locais que apresentam os maiores potenciais para estes objetivos.

O Parque Urbano de Rio Tinto é um sinal de compromisso mas também de modernidade e de desenvolvimento do nosso concelho. É uma palavra de afirmação na qualidade de vida da sua população, bem como da presença de Gondomar na área metropolitana do Porto.

, ,