O COVID19 – AINDA UMA REALIDADE

Num dos últimos artigos, escrevi : “Eis que iniciamos o caminho para a “normalidade” pois infelizmente, ao contrário do slogan bem conhecido, NEM TUDO FICARÁ IGUAL COMO ANTES”.

Sim realmente a realidade mostrava que estava tudo a normalizar, mas havia a suspeita da comunidade médica que este virús, muito especial no seu comportamento, haveria que permanecer muito tempo ainda na população e até provavelmente ressurgir ainda mais forte e perigoso, após o abrandamento da confinação da população.

Eis que aí está o COVID 19 a ressurgir de forma diferente, com muitos casos na população jovem e em focos definidos mas muito ativo. Começam a surgir os casos graves em jovens e de uma forma cada vez mais marcada. Lisboa que até aqui se gabava de passar à margem de tudo isto, ressurge na nossa capital, de tal forma que até já se fala em isolar a cidade do resto do País. Como estas coisas se modificam de um mês para outro.

Mas o que pessoalmente me preocupa mais é o que se passa na China, desta vez a ressurgir com mais casos de forma rápida e em cidades sem historial anterior da Pandemia, tal como Pequim.

Provavelmente daqui a 3 meses vamos receber o reflexo desta situação, ou até mais tarde pois desta vez existe experiência, voos que não se realizam de forma livre como o era antes.

Mas eis que surge uma novidade que nos deveria alegrar a todos, que a Final da liga dos campeões de Futebol seria realizada este ano em Lisboa. Anunciada com todo o orgulho pelos dois elementos que até aqui tinham sido exemplares na luta contra a Pandemia , António Costa e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Estou certo da mais valia económica que o país tanto necessita, mas que será um risco enorme de descontrolo da Pandemia isso é mais do que evidente. E logo em Lisboa onde a situação piorou nes- tes últimos tempos de forma que até os Hospitais Civis voltaram a interromper as cirurgias e atividades médicas de rotina… Bem estou certo que haveremos de des- cobrir uma solução. Veremos daqui a 3 meses quando se iniciar o Outono…

Até lá ainda temos alguns meses de Verão, mas por favor – NÃO FACILITEM, O COVID AINDA ANDA POR CÁ –

Até breve, estimados leitores…