Parlamento em Gondomar

O Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, Ministério da Educação, Instituto Português do Desporto e da Juventude, entre outras, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
Este culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com a participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.
Os temas abordados neste programa são sugeridos, em cada Sessão Nacional, pelos próprios jovens, quando lhes são pedidas sugestões sobre os temas que gostariam de ver abordados na sessão do ano seguinte, no âmbito das Políticas de Juventude e de Educação.
Durante o mês de janeiro, realizam-se a nível nacional as sessões escolares do Parlamento dos Jovens com a presença de um deputado da Assembleia da Republica, em representação deste organismo.
Em Gondomar, mais uma vez as Escola Públicas e Privadas primaram pela sua participação neste programa do “Parlamento dos Jovens”.
Os temas em debate nesta sessão foram o “Combate ao Insucesso Escolar” ao nível do Ensino Básico (3º ciclo) e “Ensino Público e Privado: Que Desafios” ao nível do Secundário.
A avaliar pelas escolas inscritas e pelas sessões escolares que tive a honra de presidir, foi manifesto o interesse que os jovens gondomarense exprimiram nestas sessões, não só ao tomarem conhecimento sobre o funcionamento do Parlamento Português, através das suas pertinentes questões, mas também pela nobreza do debate de ideias que entre si propiciaram, simulando uma sessão parlamentar, como se “deputados” se tratassem.
Brevemente, estes alunos/participantes irão fazer este mesmo debate na sessão distrital e, quem sabe, alguns chegarão à sessão nacional que será, em maio, na Assembleia da República.
Nesta sessão nacional, os Jovens Deputados irão elaborar uma Recomendação Final à Assembleia da República sobre o tema abordado que posteriormente será dado conhecimento a todos ao Deputados do Parlamento Português, para o fim que entendam por conveniente, no âmbito das suas funções parlamentares.
Na verdade, através destes e doutros programas, a juventude portuguesa, e neste caso a juventude gondomarense, mostra que não está alheia aos assuntos de política nacional e exprime os seus pontos de vista com muita convicção e fundamento o que enobrece toda a sua participação.
É de enaltecer, que esta participação só é possível pela dinâmica das nossas escolas e pelo empenho afincado dos alunos, professores e direções de escolas que incentivam e promovem estes programas.
A todos os jovens gondomarenses participantes no Parlamento dos Jovens desejo os maiores sucessos nas suas participações e faço votos para que os venha a encontrar na sessão nacional, integrados no grupo de deputados pelo círculo eleitoral do Porto.

, ,