Responsabilidade vs Facebook: o dilema do presidente!

Esta semana, a dívida de Gondomar, voltou a estar em debate, desta vez, com uma notificação do Tribunal de Contas (TdC).

Gondomar não apresenta a dívida real nas suas contas, faltando declarar aproximadamente 12 milhões de euros, valor referente a um empréstimo com instituições bancárias. Na notificação, o TdC, entre as recomendações sobre os valores em dívida estar espelhados na sua totalidade no exercício anual, recomenda ao executivo do Município de Gondomar que “adote medidas corretivas no sentido de colmatar as reservas expressas na Certificação Legal de Contas, relativa ao exercício em questão, que até a presente data, ainda não foram devidamente regularizadas”.

Remetendo para a Certificação Legal de Contas, os Revisores Oficiais de Contas, sempre colocaram como reserva essa mesma questão, o valor do endividamento não estar espelhado na sua totalidade, faltando o valor já mencionado pelo tribunal de contas (12M), e dizendo ainda que não lhes foi possível obter informação adicional sobre o contrato.

A certificação legal de contas evidencia também um valor relativo a provisões para riscos e encargos, fixado em 2.609.706,82€, que também não lhes foi permitido recolher informação sobre a plenitude do processo.

No passado dia 24/04/2018, em Assembleia Municipal, o Partido Social Democrata votou contra a apresentação das contas relativas ao ano de 2017, avisando este executivo que as contas são para ser levadas a sério, e que em nada o PSD, se revia neste modelo de apresentação de contas.

Mas, não obstante estes acontecimentos, para o executivo socialista, a dívida parece ser sempre uma novidade!

Foi uma novidade quando foram notificados pelo TdC!

Foi novidade o chumbo do TdC ao empréstimo para pagamento da dívida à EDP!

Foi novidade a certificação legal de contas na medida em que na Assembleia de 24/04/18, faladas essas divergências, e o executivo disse que os deputados do PSD não percebiam de endividamento!

A dívida de Gondomar parece ter personalidade própria aos olhos deste executivo, e insistem que não é reflexo de uma gestão danosa!

As atitudes do Sr. Presidente perante estes factos:

O PSD fala na dívida, o presidente está a tirar uma foto para colocar no seu Facebook e acusar nas redes sociais quem votou contra! A certificação de contas contém reservas, muito provavelmente o Sr. Presidente achou que não daria bom tema para Facebook. O TdC faz recomendações, o Sr. Presidente coloca uma foto com a mão na cabeça a dizer que está a pensar no endividamento de Gondomar (com um boneco sorridente)!

Por este caminho, a gestão da câmara vai ser um perfil de Facebook a lamentar-se que foi o TdC que não o deixou cumprir as promessas!

Quem quer faz, quem não quer arranja argumento!

Espero que este executivo ganhe a consciência devida, antes que as consequências recaiam sobre todos nós!!

, ,