Saúde e Desporto na Terceira Idade

Muito têm sido os doentes que nos questionam sobre as vantagens e inconvenientes do desporto na terceira idade. Questões como: quais as modalidades que se podem praticar, de que forma, quanto tempo e qual a periocidade.
Convém separar os conceitos, consoante o sexo. O sexo feminino tem maior tendência para a osteoporose, com possibilidades de lesões traumáticas mais acentuadas. Desportos que envolvam contacto físico, devem ser evitados e praticados com todas as condicionantes, atitudes e ortóteses protetoras e de profilaxia contra o impacto.
As lesões traumáticas e ortopédicas que se podem encontrar, também têm algumas características próprias da terceira idade, com maior número de fraturas para um trauma, que em jovens poderia ser inócuo e sem consequências. As tendinites e roturas musculares também podem ter maior expressão e consequência. Daí a necessidade de tratamentos específicos e reabilitação adequada. Mesmo doentes, que foram sujeitos a colocação de próteses articulares, tais como anca e joelhos, podem praticar modalidades desportivas, de modo condicionado, mas com capacidades, alguns deles superando as suas expectativas.
Em relação aos suplementos vitamínicos e nutricionais, é um fator sensível e até complexo. Os que estão ao alcance dos doentes são meros placebos, ou seja, sem eficiência na performance desportiva e muitos deles podem até ser prejudiciais no normal equilíbrio fisiológico do desportista desta faixa etária.
Em conclusão, podemos afirmar que a Medicina Desportiva já contempla uma particular atenção e especificidade no seguimento e tratamento de atletas de terceira idade. Que não signifique isto que não se deva incentivar o exercício e o desporto nesta faixa etária. Praticar desporto de lazer tem cada vez mais benefícios na terceira idade. É sem dúvida uma atividade que devemos incentivar em todos os nossos idosos para uma saúde melhor, sem descurar as particularidades patológicas e a profilaxia do trauma, específicos nestas idades.
Vivam em saúde.
Até breve, estimados leitores…

,