A Festa do Avante!

É já nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro que se realizará a Festa do Avante! Uma festa construída por militantes comunistas aos quais se juntam muitos amigos do PCP vindos de todo o país para ajudarem na sua implantação e no seu funcionamento.

Ano após ano, durante trêsmagníficos dias e contra aqueles que sistematicamente tentam silenciar esta grande manifestação política e cultural oferecida pelos comunistas a todos os portugueses, ergue-se na freguesia de Amora, concelho do Seixal, esta grande iniciativa do Partido Comunista Portuguêsque reúne durante trêsdias, num mesmo local, compreendido entre a Quinta da Atalaia, a Quinta da Princesa e a Quinta do Cabo, espaços em representação de todas as organizações regionais do PCP quer do continente quer das ilhas, numa participação dinâmica e apelativa que permite a todos os visitantes e intervenientes experiências únicas no contacto com uma oferta diversificada de iniciativas de índole política, cultural e gastronómica.

Este ano cumprir-se-á́ a 42ª edição desta Festa cada vez mais reconhecida pelos portugueses como uma grande manifestação de conteúdo político e cultural ímpar. Uma Festa que permite obter uma perspetiva sobre o PCP ao longo da história e na atualidade, oferecendo exposições e espetáculos, debates, cinema, teatro, desporto, artesanato, feiras do livro e do disco, espaços de lazer e convívio, espaços interativos e temáticos.

Percorrer todos os espaços da Festa e visitar os pavilhões regionais ou de setor que se espraiam deste o topo da Quinta da Atalaia até ao Tejo é contactar e viver todo o país, o património de cada distrito, as lutas, anseios e aspirações das gentes do nosso país pelos quais os comunistas se batem no dia a dia do seu trabalho e da sua luta sempre presente.

Mas a Festa é também internacional e nela estão representadas, a convite do PCP, delegações de vários partidos comunistas e movimentos revolucionários de todo o mundo que se solidarizam com os comunistas portugueses na luta contra a opressão e a exploração do capitalismo responsável pelas desigualdades, injustiças e guerras que marcam a atualidade e determinam o sofrimento de milhões de seres humanos vítimas do desemprego, da exploração, da pobreza, da miséria e da doença.

É neste contexto que na edição deste ano se concretizará no Pavilhão Central da Festa do Avante! uma importante iniciativa do programa das comemorações dos 200 anos do nascimento de Karl Marx que decorre sob o lema II Centenário do Nascimento de Karl Marx. Legado, Intervenção, Luta. Transformar o mundo onde será́ apresentada uma exposição qué será mostrada por diversos meios desde o texto até elementos cénicos e figurativos com o tema “Capitalismo – a história não termina aqui. Socialismo é o futuro”.

Para além desta exposição estará́ também patente no Pavilhão Central, aquele que é considerado o «salão de visitas» da Festa, uma outra mostra que remete o visitante para o imaginário alentejano e para a extraordinária capacidade criadora popular: Os Bonecos de Santo Aleixo. Trazidos à Festa pelo Centro Dramático de Évora, esta exposição promete encantar o público devido à dinâmica que será́ criada com momentos de pequenos espetáculos e interação com os presentes.

Todos os anos são milhares os visitantes e participantes na Festa do Avante!. Todos os anos há gente a ir à Festa pela primeira vez. Todos os anos há gente a ir mais uma vez. Todos os anos há milhares que no domingo à noite, quando encerra a Festa, sabem que no ano seguinte voltarão.

Podem calar-se os jornais e as televisões a quem a Festa do Avante! parece incomodar, mas não se calarão os milhares que lá vão ano após ano. Viva a Festa do Avante!

,