Lentes de contacto coloridas – uma questão meramente estética ou não?

Catarina Gonçalves / Optometrista da Opticália

O uso de lentes de contacto tem sido cada vez mais usual e procurado pela população mundial e de todas as idades. Esta tendência deve-se principalmente à necessidade de correção de erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia e, principalmente, em pessoas que pretendem diminuir a dependência do uso de óculos. No entanto, esta não é a única razão pela qual as lentes de contacto têm conquistado cada vez mais o mercado e apoiantes na sua utilização. A questão estética acaba, também, por ser uma das grandes razões pela qual a população mostra interesse na utilização de lentes de contacto.
As lentes de contacto coloridas são uma das opções para diferentes casos. Este tipo de lentes de contacto tem uma parte colorida que coincide com a parte colorida do nosso olho e uma parte central – não colorida – pela qual a visão é possível. Tal como as lentes de contacto normais, sem coloração, estas são maleáveis e ajustáveis ao nosso olho permitindo um conforto duradouro. Existem duas formas de substituição destas lentes:
– diárias usam-se apenas durante um dia sendo descartáveis após a sua utilização;
– mensais tem um tempo de duração de oito utilizações após a abertura, sendo que a sua limpeza é igual às outras lentes, ou seja, solução única para desinfeção e conservação das mesmas.
As principais razões para o uso deste tipo de lente são duas: estética e terapêutica.
Quanto à primeira razão podemos encontrar várias marcas e cores, sendo as mais usadas as lentes azuis, verdes, cinzentas e cor de mel. Quanto à parte estética/cosmética, os usuários procuram este tipo de lentes para mudar a cor habitual dos seus olhos e para disfarce em festas temáticas, como o carnaval ou dia das bruxas. O que muitos não sabem é que existem lentes de contacto coloridas com graduação, ou seja, para além da questão de mudar a cor dos olhos podemos também corrigir a dificuldade de visão.
Quanto à segunda razão existem vários motivos para a utilização terapêutica destas lentes. Um dos mais experimentados é devido a deformações na pupila como rasgos e furos que fazem com que não haja boa visão, em muitos dos casos as pessoas veem duas imagens. Nestes casos uma lente colorida irá uniformizar a pupila e melhorar a visão. Pupilas de tamanhos diferentes podem ser uniformizadas com o uso deste tipo de lentes. Olhos baços ou opacidades da córnea é outro dos motivos pelos quais as pessoas aderem a este tipo de lentes de forma disfarçar opacidades, assim como em casos de heterocromia (a mesma pessoa com cores de diferentes de olhos, por exemplo olho castanho e olho azul) de forma a igualar a cor de ambos os olhos.
Em suma, a utilização deste tipo de lentes de contacto pode ser uma mais valia para muitos casos, assim como pode prejudicar, caso o seu uso não seja adequado e cuidado, como em qualquer lente de contacto. A sua procura deve ser sempre consciente e com a ajuda de um profissional de visão em ópticas certificadas.
Aconselhe-se na Opticalia de Gondomar, estamos à sua disposição.

, ,