Qual a melhor experiência de cinema do Porto?

Viva Tec - abril 2016

São várias as formas de ver cinema do Grande Porto / Foto: DR

Vivemos numa época onde é possível experienciar o cinema de diferentes formas. O Vivacidade deixa aqui uma lista dos formatos existentes nas salas do Grande Porto.

Real D 3D – O formato mais abrangente nas salas nacionais é também dos mais económicos. Aqui, são projetadas duas imagens em ângulos distintos. Os óculos fornecidos permitem que o olho esquerdo e direito recebam imagens de dois ângulos distintos, criando o efeito tridimensional.

As sessões 3D são mais caras que as normais (2D), sendo necessário o pagamento de uma taxa adicional e, caso não tenha um par de óculos em sua posse, terá de os comprar. Os óculos são pertença do espetador, podendo ser usados em filmes futuros.

Dolby Atmos – aqui, o mais importante é o som, que envolve a audiência em todas as direções (360º). É uma tecnologia recente em Portugal, que chegou apenas em dezembro passado, aquando da estreia de “Star Wars: O Despertar da Força”. No Porto, só existe no Parque Nascente.

IMAX – O maior ecrã do Norte encontra-se no Marshopping. O “nosso” IMAX abriu em abril de 2015 e, desde então, tem sido casa de alguns dos maiores blockbusters dos últimos tempos.

O ecrã curvo de grandes dimensões envolve a audiência e, aliado uma qualidade de imagem superior e a um sistema que reproduz os sons de forma detalhada, torna o IMAX numa das melhores experiências cinematográficas da atualidade. O preço por bilhete é de 10€.

4DX – o formato mais recente, cuja experiência se baseia imergir o espetador nas sensações que decorrem no ecrã, como vibrações, vento, fumo, aromas e até jogos de luzes. As próprias cadeiras acompanham a ação, desde pequenos movimentos ao ritmo da câmara até a verdadeiros “tremores de terra”, quando a ação está na ribalta.

No Norte, a única sala disponível encontra-se no GaiaShopping e cada bilhete tem o custo de 12€.

Como pode ler, há muito por onde escolher. Com uma maior diversidade de formatos, o cinema deixou de ser apenas uma imagem projetada no ecrã. Agora, é possível ver a sessão que mais se adapta ao seu gosto: prefere um ecrã grande, ou dá mais importância ao som envolvente? Experimente e crie os seus gostos, pois o Porto tem muito para oferecer!

, , ,