Quedas e acidentes: saiba como evitar grandes complicações!

Joana Bento / Interna de Medicina Geral e Familiar USF Renascer – ACES Gondomar

Sabia que as quedas em casa são a principal causa de morte acidental nas pessoas com mais de 65 anos? Estas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, sendo um desafio para os médicos e cuidadores! A maioria dos acidentes por queda podem ser evitados, aprenda como, com alguns conselhos!
Cuide de si! Mantenha-se ativo! A atividade física adequada torna os seus músculos mais fortes, protege os seus ossos e aumenta a sua capacidade de equilibro e coordenação!
Evite a sonolência exagerada! O uso de medicamentos para dormir afeta a sua capacidade de resposta e alerta face a um potencial perigo!
Cuide bem dos seus pés! Use calçado de salto baixo e sola de borracha que não escorregue. Evite os sapatos abertos no calcanhar. Se já tem problemas que interferem com o normal caminhar, use bengala ou andarilho pois isso vai proporcionar-lhe maior estabilidade.
A sua casa? Porto seguro? Ou mar de perigos? Algumas mudanças na sua casa podem ajudar também a diminuir o risco de queda!
Ilumine bem os espaços, especialmente os corredores e escadas. Ao subir e descer escadas utilize sempre o corrimão. Retire dos corredores os fios elétricos, móveis, ou outros objetos que dificultem a passagem. Evite o chão escorregadio. Retire os tapetes ou pregue-os bem ao chão.
Na casa de banho, se possível, substitua a banheira por base de chuveiro! Instale barras de apoio junto à sanita e duche. Coloque um tapete antiderrapante na base de chuveiro.
Na cozinha, tudo deve estar ao seu alcance! Não suba a cadeiras ou escadotes!
Não se levante da cama bruscamente: permaneça sentado alguns minutos antes de se por de pé!
Acima de tudo, preveja os possíveis perigos e peça ajuda sempre que ache necessário!
Se cair procure o seu Médico de Família, este vai observá-lo para garantir que está tudo bem consigo! Não deixe que um acidente que pode prevenir afete a sua qualidade de vida!
Após uma queda não tenha receio de voltar a ter uma vida ativa!
O seu médico ou enfermeiro de família podem ajudar! Como? Na prevenção de futuras quedas: realizando uma visita domiciliária onde o vão ajudar a identificar os potenciais perigos e encontrar soluções; Na avaliação do tipo de exercício mais adequado para si; Revendo consigo a medicação crónica identificando os fármacos que podem aumentar o seu risco de queda; Despistando problemas de visão e audição!
A sua equipa de saúde está lá para si e por si, para esclarecer todas as suas dúvidas! Juntos vamos prevenir as quedas.

, ,