Vivacidade

vivacidade_historiaEstatuto editorial Vivacidade

Em obediência aos preceitos legais, publica-se de seguida o estatuto editorial do Jornal Vivacidade, o órgão de informação de Gondomar, com periodicidade mensal.

1- O Vivacidade é um órgão de informação de referência regional, que pretende divulgar os valores de Gondomar, através da publicação de artigos que demonstrem e expliquem os acontecimentos relevantes, bem como as realidades políticas, económicas, sociais, culturais e desportivas do concelho. É pluralista, e tem como objetivo fundamental assegurar a todos os leitores o direito à informação.

2- O Vivacidade respeita os direitos e deveres constitucionais da liberdade de expressão e de informação e rege-se pelo escrupuloso cumprimentos das normas éticas e deontológicas do jornalismo.

3- O Vivacidade distingue notícias de opiniões, reservando o direito de ordenar, interpretar e relacionar factos e acontecimentos.

4- O Vivacidade rege-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção, respeitando todas as opiniões. É independente do poder político, económico e religioso, a favor do pluralismo de opinião, ainda que preservando o seu direito de poder assumir posições e defender opiniões próprias.

5- O Vivacidade compromete-se a respeitar o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo, em nenhuma circunstância, a quebra desse princípio.

6- O Vivacidade assume o direito de emitir opinião própria, sobre todas as notícias, em editorial, sempre no respeito integral pela lei em vigor.  É composto por jornalistas profissionais, colaboradores e outros que se identificam com os valores da profissão na defesa intransigente da verdade dos factos e na liberdade de opinião.

7- O Vivacidade recusa expressamente o sensacionalismo e a exploração comercial da matéria informativa; comprometendo-se a não prosseguir apenas fins comerciais e a não abusar da boa fé dos leitores ao encobrir ou deturpar a informação.

8- O Vivacidade cumpre a lei de imprensa e as orientações definidas neste estatuto editorial e pela sua direção.

História do Vivacidade:
Com origem na Freguesia de Baguim do Monte, em 2006, o Vivacidade viu a sua primeira edição ser publicada em abril do mesmo ano. Durante seis anos, o projeto do jornal cingiu-se às freguesias de Baguim e Rio Tinto, às quais estava inicialmente destinado.

Em janeiro de 2013, altera-se o logótipo, a imagem e o conceito do Vivacidade. As páginas a preto e branco dão lugar à cor e a abrangência também muda, passando o Vivacidade a acompanhar toda a informação do concelho. Como um jornal do concelho de Gondomar, o periódico procura oferecer ao leitor informação isenta e responsável.

De periodicidade mensal, o Vivacidade é uma publicação gratuita em formato tabloide, com uma média de 48 páginas e distribuída em todo o concelho.

Com cerca de 1200 postos fixos, o jornal é distribuído nas freguesias de Baguim do Monte, União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, Lomba, União das Freguesias de Melres e Medas, Rio Tinto e União das Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim.

Ao nível editorial, o Vivacidade está organizado por cores e editorias: Sociedade, Cultura, Política e Desporto. Dispomos ainda de uma Grande Reportagem por edição e de um destaque mensal. Como não podia deixar de ser, dedicamos algum espaço mensal à opinião livre. A intervenção dos partidos políticos com representatividade em Gondomar é incluída nas nossas edições e a análise de alguns temas, como saúde, ambiente e economia são também tidos em conta através dos nossos colaboradores fixos.

O Vivacidade possui uma ainda uma parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com a DECO – Associação para a Defesa dos Consumidores, para mensalmente, dar a conhecer as ofertas de emprego mais atualizadas e alguns aspetos relevantes a ter em conta pelos consumidores. Para os leitores mais jovens, destacamos a editoria Lazer, com receitas culinárias, cartoons, jogos didáticos e agenda cultural.

O futuro, como dizia o administrador da Vivacidade S.A. no seu primeiro editorial, passa por algumas alterações e abertura à Internet. A rádio e a televisão online são também objetivos do grupo no qual o jornal se insere. A passagem de uma periodicidade mensal para quinzenal é também objeto de análise desde a sua fundação.

Leia aqui o primeiro editorial do Vivacidade.

Ficha técnica:

Registo no ICS/ERC 124.920 Depósito Legal: 250931/06
Diretor: Augusto Miguel Silva Almeida (TE-873)
Redação: Pedro Santos Ferreira (CP-10017)
Departamento comercial: Tel.: 910 600 079
Paginação: Rita Lopes
Administração e Propriedade do título:
Vivacidade, Sociedade de Comunicação Social, S.A.
Rua Poeta Adriano Correia de Oliveira, 197 4435-778 Baguim do Monte Administrador: José Ângelo da Costa Pinto Detentores com mais de 10% do capital social: Lógica & Ética, Lda.
Sede de Redação: Rua Poeta Adriano Correia de Oliveira, 197 4435-778 Baguim do Monte
Tel.: 919 275 934
Colaboradores: Andreia Sousa, António Valpaços, Carlos Almeida, Diana Ferreira, Domingos Gomes, Germana Rocha, Guilhermina Ferreira, Henrique de Villalva, Joana Resende, Joana Simões, João Paulo Rodrigues, João Pedro Sousa, José António Ferreira, José Luís Ferreira, Luís Alves, Luís Monteiro, Manuel de Matos, Manuel Teixeira, Paulo Amado, Pedro Oliveira, Rita Ferraz, Rita Lopes, Rui Nóvoa, Rui Oliveira, Sandra Neves e Tiago Nogueira.
Impressão: Unipress
Tiragem: 10 mil exemplares
Sítio: www.vivacidade.org
Facebook: facebook.com/vivacidadegondomar E-mail: geral@vivacidade.org
Agenda: agenda@vivacidade.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *